sábado, 7 de março de 2009

Bissexualidade combina com casamento?

Freud dizia que a bissexualidade está na origem do funcionamento psíquico. No entanto, mesmo estando na base e na essência de todos os sujeitos humanos, a bissexualidade causa estranhamento. Como é possível gostar de mais de um sexo?

O poeta Mathias Velho conhece bem as agruras de ser bi. Quando assumiu-se bissexual, seu pai disse: "Páre com isso! Eu aceito ter filho gay, mas não essa promiscuidade de gostar de homem e de mulher".

Essa sexualidade múltipla dos bissexuais causa espanto. O pensamento binário não consegue perceber variações e matizes. Tanto que, quando a cantora Ana Carolina soltou o bordão "sou bi, e daí?" muitos a acusaram de estar disfarçando sua homossexualidade. Isso evidencia o quanto bissexuais ainda são pouco compreendidos dentro do universo GLS. A discussão teria sido mais interessante se foco não tivesse sido a tentativa de descobrir ou revelar qual a verdadeira sexualidade de Ana Carolina, e sim a repercussão que se assumir bi provocou.

Para Regina Facchini, coordenadora do núcleo Espaço B, de discussão sobre bissexualidade dentro da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, a questão é mais ampla. "Muitos enxergam a bissexualidade como sem-vergonhice, por isso o preconceito pode até ser maior".

O estranhamento que a bissexualidade provoca pode tornar-se ainda mais polêmico quando os bi se casam. E, considerando que o casamento tradicional, com dois parceiros fiéis e monogâmicos, é uma instituição que também está sob crítica nas últimas décadas, com novas formas de relacionamento surgindo o tempo todo, incluindo relações abertas e a três, a questão bissexualidade X casamento torna-se mais complexa ainda.

Mas, algumas perguntas, nesse caso, são recorrentes: será que vai ser fiel? Se casou com um homem, não vai sentir falta de mulher? Ou vice-versa? Casais bissexuais buscam outros parceiros para satisfazer seu apetite sexual? Deixe sua opinião.

6 comentários:

J22 disse...

Descobrí hoje, e adorei o blog. Continuem fazendo desse espaço algo tão interessante e de classe como têm feito até agora.
Parabéns!

Casalkseama disse...

Paula E Marcel, parabéns pelo blog e pelo tema.
Sou casado a 9 anos com uma mulher bisexual, antes de me conhecer ela só se relacionava com mulheres, nos conhecemos e ela conheceu pela primeira vez um homem na cama, nos apaixonamos e a paixão virou amor, e lá se vão nove anos.
Vejo que para ela faz falta, muita falta uma mulher, na cama, nas carícias, e até na convivencia, mas como suprir isso?
O pior, nos amamos de verdade, sofremos só de pensar em nos separar, mas me doi ve-la com tamanha abstinencia.
Já falei várias vezes a ela, de poder ter uma mulher em nossas vidas, mas ela não aceita, acha complicado isso.
Mas de qualquer forma é bom desabafar com algum casal como vcs que tiveram pelo menos a vontade de ouvir alguém.
Obrigado !

Unknown disse...

opa...tranquilidade??!!
Meu nome e Breno e moro em BH\MG.
Sabe, nun tenhu certeza se e isso nao, mas namoro garota, curto muito e la so que, tem determinados colegas meu que me exitam, de vez enquando penso q e a idade, pois tenho 19 anos, mas outras vezes me exito ao ponto de querer dar umas ''quebradas'' em meus amigos. Nao sei se isso e bi sexualidade, mas procurei algo na net e encontrei este blog, axei bacana, interessante. Um dia quero ter algo com algum homem para saber se realmente isso vale a pena ou se e realmente prazeroso.....?! vlewww aten

Galera Mundo a Fora disse...

Tanto eu quanto meu noivo somos Bi, ou melhor nos descobrimos bissexuais, eu havia a alguns anos me relacionado com uma mulher e ele saia com alguns homens, ja estamos juntos tem dois anos, e nos ammos muito. Nos casaremos daqui 10 meses. Acho que o amor é diferente do desejo sexual, nos completamos na cama, mas sabemos conter nosso desejos. e de alguma maneira ja combinamos se um dia um de nos sentir falta faremos nos tres, ele com um homem e eu ou eu com uma mulher e ele.

luiz 22 disse...

acho que combina apesar de ser novo e um pouco inexperiente,tenho muitos desejos que considero bissexuais,já tive relações com homens e mulheres e adorei os dois...parabéns pelo blog.

Iago disse...

blz mano. Tranquilo?
Sou de bh tbm. Curto mulher e tenho muita vontade de curti um cara também. Se pá podemos cv e marcar algum lance. Abraço